Talvez você não saiba, mas se você sofre com Rinite, provavelmente tem uma Alergia.
Quem nunca experimentou a sensação de nariz escorrendo, entupido, com espirros e muco na garganta? Esse quadro é típico de rinite.
O que é Rinite, afinal de contas?
Como toda palavra terminada em “ite” em medicina (faringite, laringite, sinusite), rinite é um tipo de inflamação, no caso uma inflamação da mucosa nasal (um tipo especial de “pele” interna do nariz).
Essa reação inflamatória leva ao desenvolvimento de uma resposta do organismo que tem a finalidade de expulsar algo reconhecido como estranho pelo corpo.
Imagine que caia um cisco em seu olho, a reação imediata é o aumento da produção de lágrimas e piscadas involuntárias, na tentativa de colocar pra fora o cisco que não deveria estar ali, com a mucosa nasal não é diferente.
Sintomas mais comuns
Quando entramos em contato com substâncias irritantes na mucosa nasal há uma resposta natural do organismo que leva ao surgimento dos sintomas que todos conhecemos por experiência própria:
- Coriza
na tentativa de se livrar de uma substância ou corpo estranho que tenha entrado com contato com a mucosa nasal, ocorre o aumento da produção de muco. Esse líquido é normalmente viscoso e “grudento” e tem a função de formar uma barreira protetora contra poeira, impurezas, vírus e bactérias (como um papel pega moscas). Por causa do aumento na velocidade de sua produção ele acaba ficando mais líquido e escorre para onde a gravidade o leva, seja para garganta, seja para fora das narinas. É importante ressaltar que a coriza é incolor e bastante fluida, diferentemente de secreções nasais típicas de quadros infecciosos, o famoso catarro. - Nariz entupido
como a mucosa está produzindo mais secreção, há a necessidade de aumento na circulação sanguínea na região por meio de um mecanismo conhecido como vasodilatação, que nada mais é que o aumento temporário do calibre dos vasos sanguíneos daquela região, o que causa inchaço localizado e obstrução parcial ou total das vias aéreas, comprometendo a passagem do ar. - Espirros
um reflexo natural como tentativa de eliminação do agente causador da irritação é a ocorrência de espirros. No caso de rinites alérgicas acontece algo que chamamos de espirros em salvas, que é quando alguém espirra várias vezes em sequência, podendo ocorrer cinco, dez, vinte espirros curtos um seguido de outro. - Coceira
é comum a ocorrência de coceira localizada na garganta, no nariz, nos olhos e ouvidos.
Rinite alérgica
A principal causa de quadros de rinite é a exposição a alérgenos como poeira doméstica e pólen. No caso da alergia causada por poeira doméstica, os agentes mais comuns são resíduos de ácaros e insetos, daí a importância de mantermos os ambientes de convivência sempre higienizados.
A definição final de que o seu quadro em particular é ou não rinite alérgica, depende da avaliação do histórico individual juntamente com testes que podem ser realizados no consultório para a determinação do agente causador específico.
Riscos associados à Rinite Alérgica
Apesar de não ser um quadro inicialmente grave, como toda alergia há o risco de complicações decorrentes do tempo, seja seu agravamento com a ocorrência de crises mais frequentes e/ou mais graves, seja pela existência de consequências secundárias.
Imagine um caso em que as crises alérgicas sejam iniciadas por contato com ácaros presentes no colchão ou travesseiros. Alguém que desenvolve crises moderadas durante a noite pode nem perceber, mas vai ter a qualidade do sono diminuída.
Sabemos que seguidas noites de sono mal dormidas (privação do sono) podem levar a consequências sérias para a saúde, incluindo problemas de humor (em casos graves, depressão), cansaço inexplicável, falhas de memória e irritabilidade, só para citar algumas.
Existe tratamento para rinites alérgicas?
Como dizia a vovó, é melhor prevenir que remediar!
O tratamento mais eficaz para pessoas com alergias de qualquer tipo é evitar a exposição ao agente causador da reação alérgica. Sendo assim, para o tratamento da rinite alérgica, eliminar os focos geradores de alérgenos está na linha de frente das atitudes a serem tomadas.
Entretanto, é impossível eliminar o pólen na primavera, os ácaros presentes em tecidos e espumas, assim, existem opções de medicamentos que auxiliam na resolução de crises agudas de rinite alérgica.