Conjuntivite Alérgica

Conjuntivite Alérgica na criança

Conjuntivite alérgica em crianças? Conheça os tratamentos para alergias nos olhos.

Entenda como a alergia nos olhos pode afetar a vida escolar e social do seu filho e como um médico especialista em alergias pode ajudar no tratamento de forma personalizada.

 

O que é a Conjuntivite Alérgica?

A Conjuntivite Alérgica é um grupo heterogêneo de doenças imunológica que afetam os olhos. Neste caso, ocorre uma inflamação na superfície ocular e pode acometer pessoas de todas as idades. Além disso, é muito comum a associação com outras doenças alérgicas como rinite alérgica, asma e dermatite atópica.

Os tipos mais comuns de alergia ocular são: Conjuntivite alérgica perene, conjuntivite alérgica sazonal, ceratoconjuntivite vernal ou primaveril, ceratoconjuntivite atópica, dermatoconjuntivite de contato e conjuntivite papilar gigante.

As causas da conjuntivite alérgica resultam de uma predisposição genética do paciente de desenvolver alergia, sobretudo àquelas substâncias que ficam esparsas no ar (aerolérgenos) como: ácaros, fungos, epitélios de animais como cão, gatos e outros além dos pólens.

 

Sintomas da Conjuntivite Alérgica

Os sintomas da conjuntivite alérgica são bastante característicos e incluem coceira nos olhos, vermelhidão, secreção ocular clara, sensação de corpo estranho, inchaço e até mesmo olhos mais sensíveis e sensibilidade à luz. Além disso, a pessoa pode apresentar sinais de rinite alérgica, como espirros, coriza e nariz entupido.

A conjuntivite alérgica geralmente ocorre em períodos de maior incidência de alérgenos no ambiente, como o outono e a primavera. No entanto, os sintomas podem surgir a qualquer momento do ano se a pessoa estiver exposta a um alérgeno específico.

Lembrando que a alergia ocular não é contagiosa e apresenta características sugestivas como: acomete ambos os olhos, tem sintomas de coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Outra observação, é que a alergia ocular comumente associa-se a uma história pessoal e familiar de doenças alérgicas.

 

Como um especialista em alergia pode ajudar

A Dra. Vanessa de Ávila, médica pediatra especialista em alergia e imunologia em Ribeirão Preto-SP, oferece tratamento especializado para Conjuntivite Alérgica.

Ela conta com ampla experiência no diagnóstico e tratamento de alergias em crianças e adolescentes, e oferece um atendimento individualizado e humanizado com o objetivo de identificar a origem da alergia e desenvolver um plano de tratamento seguro para cada paciente.

 

Tratamentos para a Conjuntivite Alérgica

Para o tratamento da conjuntivite alérgica, pode-se recorrer à administração de medicamentos com o objetivo de diminuir a inflamação nos olhos e assim reduzir ricos de complicações.

Geralmente medicamentos de uso local como colírios indicados pelo médico alergista e pelo oftalmologista de acordo com a frequência e intensidade dos sintomas. Associado a medidas preventivas, como se evitar a exposição aos gatilhos e manter a higiene ocular adequada. Além da Imunoterapia alérgeno específica.

Os medicamentos de uso sistêmico, como corticoides, imunossupressores ou até mesmo imunobiológicos são mais indicados nos casos moderados e mais graves. E a orientação é que jamais o paciente se automedique ou medique seu filho sem orientação especializada.

 

Imunoterapia para tratar a Conjuntivite Alérgica

A imunoterapia é outra possibilidade de tratamento e tem o objetivo aumentar a tolerância do paciente aos alérgenos que causam os sintomas e foram identificados na avaliação de sensibilização alérgica. É um tratamento eficiente e com efeito prolongado mesmo após a sua interrupção.

A Dra. Vanessa de Ávila, especialista em alergia e imunologia para crianças e adolescentes, oferece essa opção de tratamento com a utilização de imunoterapia subcutânea ou oral, um procedimento seguro e eficaz.

 

Prevenção da Conjuntivite Alérgica

É importante adotar medidas de prevenção para evitar desconforto e complicações associadas à conjuntivite alérgica.

Algumas dicas para se prevenir desta condição são:
  • evitar contato com substâncias que possam irritar, como pólen, poeira, mofo, pelos de animais e outros;
  • manter a casa limpa, ventilada ensolarada, especialmente evitando a proliferação de ácaros, mofos e outros alérgenos;
  • evitar bichos de pelúcia;
  • uso de capas impermeáveis para travesseiros e colchões;
  • higienizar bem as mãos para evitar coçar os olhos e garantir higiene ocular com colírios lubrificantes e menos uso de lentes de contato.

Caso você ou seu filho esteja sofrendo de conjuntivite alérgica, buscar orientação médica com especialista em alergia e imunologia aliada avaliação oftalmológica. A Dra. Vanessa de Ávila é uma médica experiente e qualificada para auxiliar no diagnóstico, tratamento e prevenção desta alergia entre crianças e adolescentes.

 

Conselhos práticos para prevenção de lesão nos olhos:
  • Nunca coce ou esfregue os olhos.
  • Em caso de coceira e desconforto visual, lave os olhos com água mineral (ou filtrada e fervida) gelada ou colírios de lágrimas artificiais.
  • Consulte regularmente o médico alergista e oftalmologista.
  • O diagnóstico precoce é chave para o tratamento.

 

OBSERVAÇÃO: Nem todo olho vermelho é alergia!!!!! E sobretudo, nem toda conjuntivite é alérgica!

 

A Dra. Vanessa de Ávila oferece atendimento personalizado, prestando atenção às necessidades e expectativas de cada paciente e família. Ao trabalhar em parceria com seus pacientes, ela auxilia orientando-os e esclarecendo dúvidas, a fim de garantir uma vida mais saudável e feliz.

 

Se você está em busca de um profissional qualificado para tratar conjuntivite alérgica e outras alergias em crianças e adolescentes, não hesite em marcar uma consulta com a Dra. Vanessa de Ávila para que você e sua família possam respirar mais leve e ter uma qualidade de vida melhor.